Resumo do Livro o Cortiço
ficcao

Resumo do Livro o Cortiço de Aluísio Azevedo

Acompanhe abaixo o resumo do livro O Cortiço de Aluísio Azevedo.

O romance que foi escrito por Aluísio Azevedo, traz alguns personagens portugueses… um deles se chama João Romão, pelo qual, é o proprietário do cortiço.

O outro se chama Jerônimo, um trabalhador, que por sua vez, acabara de ser contratado para ser gerente da pedreira de João Romão.

O proprietário do cortiço, João, consegue fazer uma fortuna por meio do comércio e também, por roubos que comete em sua venda.

Mas também, enriquece por explorar Bertoleza, uma amante, que é enganada e ludibriada por Romão, com um carta de alforria falsificada.

Ele ainda teve mais lucros, quando passa a ser tornar dono de pequenas casas (kitnets) e de uma pedreira que ficava nesse mesmo terreno das pequenas casas. 

Com esse aumento de capital, João Romão entra no ramo de aplicações financeiras. Com um tempo, acaba largando a amante Bertoleza.

Romão acaba tendo uma surpresa… a chegada de um comerciante de tecidos, que se chama Miranda, para uma casa ao lado do cortiço de Romão.

Ao se conhecerem, viram que possuíam interesses, entre si. Miranda tem acesso livre entre a alta sociedade.

Lugar onde João deseja estar. Miranda, almeja ganhar riquezas, vendo que era o que João mais tinha, passou a pensar em uma união entre ambos. 

Pois só assim, Miranda deixaria de viver com o dinheiro da esposa. Para selarem a união entre eles, João faz planos de se casar com a filha do comerciante de tecidos, Zulmira.

Com isso, João devolve Bertoleza de quem a havia comprado. 

Jerônimo, o trabalhador, passou a morar no cortiço, juntamente com a esposa, que se chama Piedade.

Jerônimo era conhecido por ser nobre, honesto e forte. Porém, conheceu a Rita Baiana, e com isso, acabou assassinando o namorado dela, Firmo. 

Após um tempo, Jerônimo larga a sua mulher e decide morar com Rita. Por essa atitude, ele tem sua vida transformada, para pior.

E sua ex esposa, vira alcoólatra.

Léonie, uma prostituta, acaba seduzindo Pombinha, uma moça conhecida por ser culta e bem jovem.

Com o envolvimento com Léonie, ela larga o marido e se prostitui, juntamente com sua nova companheira.

>> COMPRAR O LIVRO NA AMAZON <<

Personagens do Livro O Cortiço

– João Romão: Um português comerciante, que se tornou proprietário do cortiço e da pedreira. Tinha uma amante Bertoleza, porém por que outros objetivos, casou-se com Zulmira, filha de Miranda.

– Bertoleza: Escrava que trabalha para João Romão, e amante do mesmo.

– Miranda: Mais um português, vizinho do cortiço. Tem um casamento triste, pelo fato que ter se casado por interesse: dinheiro.

– Estela: Esposa que trai Miranda, pelo fato de não ser feliz com ele.

– Zulmira: Filha de Estela e de Miranda, casa-se com João Romão, que busca ascensão social através do casamento.

– Jerônimo: Uma pessoa trabalhadora e honesta, que conseguiu se tornar gerente da pedreira de Romão. Após conhecer Rita Baiana, largou a esposa e se afundou fisicamente e emocionalmente.

– Rita Baiana: Possuía amizade com todas as pessoas do cortiço. Teve um relacionamento com Firmo, que acarretou na morte do rapaz, e depois, namorou com Jerônimo.

– Piedade: Esposa leal e honesta de Jerônimo, larga seus princípios, após ter sido abandonada pelo marido.

– Firmo: Amante de Rita, é morto por Jerônimo.

– Pombinha: A mulher culta que entra na vida da prostituição.

Espero que possamos ter esclarecido o resumo do livro O Cortiço de Aluísio Azevedo de forma clara, até a próxima.

>> COMPRAR O LIVRO NA AMAZON <<

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *